Etiqueta à mesa

Olá!! Como vocês passaram a virada do ano? Esperamos que bem e com as energias renovadas..

Para começarmos o ano aqui no blog, escolhemos mostrar a base para se receber bem.

Muita gente acha que as regras de etiqueta são uma grande bobagem. Mas se elas existem, então porque não conhecer? Afinal, um dia podemos precisar para receber convidados em uma ocasião mais formal.

Então vamos compartilhar com vocês um desenho que ajuda muito na hora da arrumação. Mas pra gente, a regra mais importante é nunca esquecer que ser uma boa Anfitriã, é fazer com que os seus convidados se sintam à vontade em sua casa.

Arrumando a mesa…

LAYOUT MESA

Esse esquema de organização é para o serviço à francesa, é apenas uma base para que você possa organizar a sua mesa, pois a arrumação vai depender do que será servido.

▪ Pratos

Os pratos para o jantar formal devem ficar empilhados em ordem de uso, prato principal e prato para entrada sobre ele. Na base fica o sousplat, que serve não só para enfeite, mas também tem a função de reservar o calor. Deve ser colocado sobre a toalha ou jogo americano, antes dos pratos de porcelana e retirado quando a refeição terminar para dar lugar ao prato de sobremesa.

Pode ser colocado um pratinho para o pão e sobre ele, uma faca de sobremesa. Esse pratinho deve ficar à esquerda do prato de refeição.

▪ Talheres

A ordem dos talheres para jantar formal segue a ordem do cardápio, de fora para dentro. As colheres ficam sempre à direita, assim como as facas que devem ficar com o corte voltado para o prato. Os garfos ficam sempre à esquerda.

Os talheres de sobremesa devem ser posicionados acima do prato. O cabo da colher fica virado para a direita, e o garfo fica logo abaixo, virado para a esquerda.

▪ Copos

O correto é colocar apenas quatro copos na mesa: para água, vinho tinto, vinho branco e champanhe. Os copos para jantar formal devem ser dispostos do maior para o menor, da esquerda para a direita. Se for servir apenas um tipo de vinho, coloque somente uma taça. Pode-se usar copos de um mesmo jogo de cristal ou copos de vários jogos misturados, mas desde que eles combinem entre si, com a toalha e as louças.

▪ Guardanapos

Os de tecido, de preferência os de linho, deixam a mesa muito mais elegante. Há diferentes maneiras de dobrar os guardanapos para um jantar formal (em breve um post sobre isso!!), mas o importante, é que estejam bem apresentáveis, à esquerda do garfo ou dobrados no centro do prato. No momento do uso, devem estar dobrados ao meio, formando um retângulo, apoiado sobre as pernas. E ao final da refeição, ele deve ser deixado do lado direito do prato, sem dobrar.

 

Durante a refeição…

♥ Durante a refeição, enquanto não estiver cortando os alimentos, a faca deve ser apoiada na parte de cima do prato, com o cabo levemente inclinado para baixo. A serra deve estar sempre voltada para dentro, em sua direção, como na imagem abaixo:

post descanso

♥ Ao terminar a refeição o garfo e faca devem estar paralelos, sendo que a faca deve estar à direita do garfo, com a serra voltada para ele. Podem estar em qualquer posição dentro do quadrante inferior direito, mas o mais elegante é colocá-los com os cabos apontados em sua direção, como na imagem abaixo.

post talher

O mais importante: Arrumar a casa é homenagear as pessoas que nos visitam. Então porque não caprichar nos detalhes?

Anúncios

4 opiniões sobre “Etiqueta à mesa

  1. Pingback: Receber em casa – Serviço à Americana «

  2. Pingback: Descansa talher – Por quê não? «

  3. Pingback: Serviço à Francesa |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s