Descansa talher – Por quê não?

O descansa talher é um acessório clássico em uma mesa, mas hoje em dia é pouco utilizado. Por quê não voltar a usar este acessório simples e útil?

Em uma mesa bem decorada este item faz toda a diferença, tornando a mesa mais atraente e requintada.

Mesa com descansa talher

O descansa talher  é utilizado para apoiar os talheres em uso em almoços e jantares com mesa posta, onde o convidado se serve (serviço à brasileira ou serviço à inglesa) . Ao repetir o prato, o convidado, aos invés de apoiar os talheres sujos na toalha da mesa ou no jogo americano, utiliza o descansa talher evitando assim sujar a toalha ou jogo americano.

Deve se prestar atenção na ocasião antes de colocá-lo na mesa, pois este item só deve ser utilizado em jantares ou almoços mais informais, não se faz necessário em mesas mais sofisticadas, com serviço à francesa.

Vamos aprender a etiqueta do descansa talher antes de usá-lo:

Ele deve sempre ser colocado ao lado direito do prato, e com a ponta da faca apoiada sobre ele.

Descansa talher antes e depois

Não se usa o descansa talher quando estiver usando o guardanapo, partindo o pão, cortando os alimentos e etc. Nesta situação, deve-se apoiar o garfo e a faca em cima do prato como mostra a figura abaixo (posição A). No post  Etiqueta à mesa, falamos um pouco mais sobre a posição dos talheres durante e após a refeição.

Utiliza-se o descanso para talheres (posição B) somente durante uma troca de pratos, quando a pessoa estende o prato para facilitar ser servida, ou se vai ao bufê servir-se uma segunda vez.  O garfo deve sempre estar mais próximo ao prato, à  esquerda da faca, e a cerra da faca para dentro.

Ao final da refeição o garfo e a faca são deixado-os sobre o prato unidos em paralelo, a faca à direita do garfo (posição C).

com descansa-talher

Dica: Não é elegante deixar os talheres inclinados, do lado de fora e de cada lado do prato, como se fossem remos de uma canoa.

Surpreenda os seus convidados com bom gosto!

Anúncios

5 opiniões sobre “Descansa talher – Por quê não?

  1. Pingback: Mesa alegre e bem colorida |

  2. Pingback: Valentina per la casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s