Beer Tasting Party

A principal bebida do carnaval é a cerveja! E com a chegada desta data festiva…o consumo de cerveja acaba aumentando. Até quem não é um grande admirador da bebida acaba optando por ela nos dias de folia.

E se vamos beber cerveja, porque não chamar os amigos para uma degustação de cerveja em casa? É claro que não precisamos ser nenhuma especialista no assunto, mas saber algumas características desta bebida tão popular pode ser bacana para um bom bate-papo.

Para quem pensa que cerveja é tudo igual, ledo engano, existe um leque gigante de variedades desta bebida. Sua cor, amargor, teor alcoólico entre outras características, marcam a diferença entre uma e outra. São classificadas em três grupos; Ales, Lagers e Lambics – que se ramificam e dão origem ainda a muitos estilos diferentes (falaremos mais sobre os diferentes tipos de cerveja no post da semana que vem).

Degustar cervejas não é uma tarefa muito simples como se imagina, pois cada estilo de cerveja requer preparos específicos. O tipo de copo e até mesmo a forma de servir influenciam na degustação da bebida.

degustação de cerveja 02

Como Organizar:

A organização da degustação é uma etapa muito importante, pois é nela que vamos garantir uma degustação bem sucedida. Antes de começar, deve se definir quais tipo de cervejas serão degustadas, pois é possível experimentar, diferentes produtos de uma mesma marca, grupos diferentes (Ales, Lagers e Lambics) ou o mesmo estilo de cerveja, porém, de marcas diferentes.

Uma vez que definimos e compramos as cervejas que serão servidas temos que prestar atenção em outros detalhes. A temperatura de serviço é muito importante. Normalmente, cada fabricante indica em seu rótulo uma temperatura adequada para se consumir a bebida de acordo com o padrão da cerveja:

  • Ales: cervejas de alta fermentação – entre 7°C e 16°C
  • Lagers: cervejas de baixa fermentação – entre 4°C e 7°C

Saiba que para os especialistas, gelar o copo é uma heresia (choquei!) e alertam que quanto mais gelada a cerveja estiver, menor será a percepção de aromas. Então vale à pena seguir as orientações do fabricante para você experimentar o que de melhor a cerveja tem a oferecer.

A coloração é uma das características mais marcantes de cada estilo de cerveja. Em função disso, o copo (seja de vidro ou cristal), deve ser transparente, o que possibilita observar também a formação da espuma.

O formato do copo auxilia muito na degustação. Os copos bojudos ajudam a realçar o aroma e a consistência da cerveja de sabor mais intenso e encorpado, são ideais para cervejas tipo Ale, que vão bem com copos maiores. Os copos retos (de base ligeiramente mais estreita que a boca) são indicados para as Lager, pois favorecem a dispersão do lúpulo e a manutenção da espuma, já que a superfície do líquido diminui a cada gole.

É importante ter atenção especial à seqüência em que são servidas as cervejas. Se você planeja servir cervejas de diferentes estilos, prefira começar com as mais leves, tanto em sabores quanto em álcool, evoluindo para cervejas mais complexas e encorpadas no final. O mesmo vale para cervejas secas e doces. Comece pelas secas. O objetivo é que os sabores mais intensos não atrapalhem ou sobreponham os sabores mais leves. Também evita que as pessoas sintam-se pesadas ou sonolentas logo no início da harmonização.

degustação de cerveja 03

Como Degustar:

♥ Analise a aparência:

A cor da bebida, pode ir do amarelo-palha ao preto-opaco.

Mais importante que a cor é a transparência, que indica se a bebida foi filtrada ou não. Cervejas artesanais, por exemplo, costumam não ser filtradas por isso têm uma aparência mais turva. Já uma cerveja filtrada industrial, se apresentar turbidez, pode ser sinônimo de defeito.

Outro fator relevante é a espuma. Mais do que estético, o famoso colarinho têm a função primordial de manter as sensações aromáticas, gustativas e a cremosidade da cerveja. Além disso, ajuda a manter o gás, o que deixa o produto com maior refrescancia.

♥ Aprecie o Aroma:

Como muitos dos aromas da cerveja são facilmente volatizados, é importante percebê-los logo que a bebida é servida. Essa primeira análise do aroma é a que oferece uma maior riqueza de resultado. À medida em que a espuma vai baixando, é necessário voltar a dar atenção aos aromas, pois alguns aromas podem ter sido mascarados pelo colarinho.

É claro que, para perceber aromas, é preciso treinar o olfato, mas que tal tentar? Assim como o vinho, a cerveja pode apresentar alguns toques aromáticos que são provenientes do malte ou de outros ingredientes acrescentados a bebida durante a fermentação da cerveja.  Dessa forma, teremos toques que podem lembrar o malte; outros, a levedura utilizada; e também notas de tostado, especiarias como cravo; frutas, como banana ou maracujá; e assim por diante, tudo dependendo das características que o cervejeiro quer impor ao seu produto final.

♥ Experimente seu Sabor:

Gustativamente, a cerveja oferece inúmeras sensações. Logicamente, o primeiro gole é o mais importante, e também o melhor para a apreciação da bebida. Nessa fase, também é avaliado o corpo da cerveja, podendo a bebida ser leve ou encorpada. Não existe padrão de certo ou errado, o importante é a cerveja ter equilíbrio.

Depois de engolir, deve-se perceber as sensações do fim da boca, ou seja, o retro gosto. São elas que definem o tom exato de amargor e doçura; de refrescancia e adstringência; de picancia e acidez. Ou seja, definem a chamada drinkability, que nada mais é do que a vontade de beber a mesma cerveja novamente.

degustação de cerveja 01

♥ Dicas:

– Não deguste novas cervejas com comida ou logo após comer. Os sabores remanescentes de alimentos pode afetar muito a sua impressão sobre a bebida.

– Limpe o seu paladar com água. Bolachas ou queijos são excelentes, mas você deve se lembrar que mesmo esses alimentos podem afetar os sabores aparentes da cerveja.

Anúncios

Uma opinião sobre “Beer Tasting Party

  1. Pingback: Reciclando… «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: