Etiqueta para Convites e Convidados

Uma das coisas que sempre gera dúvidas quando se fala de casamento é com relação ao comportamento dos convidados quando chega a hora do RSVP (Réspondez S’il Vous Plâit), em português: Responda por favor!

Então achamos bacana dar umas dicas de etiqueta aqui no blog! Assim ninguém vai correr o risco de ser indiscreto ou indelicado quando for convidado para o próximo evento, certo?

  rsvp_02

A regra de etiqueta diz que ao receber um convite formal por escrito, é delicado responder imediatamente, se possível no mesmo dia sobre a sua presença no evento. Do ponto de vista prático, o objetivo é saber quem vai estar presente para que os anfitriões que estão planejando um jantar, um casamento ou uma recepção, possam programar o evento com mais segurança.

 Se você responder que vai, deve ir, sim. É profundamente deselegante não comparecer quando confirmou presença. Em caso de não poder ir, por motivo de força maior, mande flores, antes do evento, ou, pelo menos, uma mensagem escrita, se desculpando pelo não comparecimento (não é preciso dar detalhes sobre o motivo) mas lembre-se que é uma delicadeza responder a alguém que foi tão gentil em convida-lo!!

Entendendo os dizeres do convite: 

■ RSVP – Esta sigla da expressão francesa quer dizer “Responda por favor”. Caso haja essa sigla em seu convite, confirme através do email ou pelo telefone informado quantas pessoas (das que foram convidadas) irão comparecer ao casamento.

■ “Sr. Fulano e família” – Significa que o casal e os filhos estão convidados.

 ■ “Sr. e Sra. Fulana” ou “Sr. Fulano e Sra.” – O convite é apenas para o casal e não se estende aos filhos e demais familiares.

 

♥ Dica 1: Se estiver escrito apenas o seu nome no convite, não pergunte aos noivos se você pode levar alguém (a menos que você seja muito, mais muito íntimo do casal)! Isso é muito chato… tanto para os noivos, que mesmo sem querer vão acabar dizendo “sim”, quanto para o convidado que fez essa pergunta no mínimo indelicada. Saiba que nem sempre o anfitrião tem condições de convidar todas as pessoas que gostaria, tendo que limitar o convite aos familiares e amigos mais próximos.

Onde colocar o R.S.V.P no convite?

Você pode utilizar no convite a Sigla R.S.V.P ou escrever Confirme sua presença. Em baixo deve ter um telefone e email para que o seu convidado responda ao seu convite. Quanto a localização, ele pode estar na parte de baixo do convite ou em um mini-tag anexado ao convite, que chamamos de convite individual. 

 

Anúncios

Uma opinião sobre “Etiqueta para Convites e Convidados

  1. Pingback: A arte de convidar |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: