Queijos e Vinhos – Combinando Sabores

A maneira mais fácil e deliciosa para receber amigos em casa é com uma fantástica mesa de queijos.

É quase impossível resistir a um queijo…. seja ele boursin, brie, gruyère, grana padano, parmesão ou gorgonzola. São tantos que dá água na boca…mas para se montar uma boa mesa de queijo  com  acompanhamentos, é necessário que os sabores combinem entre si. Vamos dar algumas sugestões:

queijos e vinhos 01

O que devo servir com o queijo?

Os bons queijos deveriam ser degustados ao natural, sem nenhum acompanhamento, mas não há nada mais convidativo do que uma mesa repleta de frutas, nozes, pão crocante e biscoitos. O ideal é ter a combinação perfeita entre doces, salgados, crocante e, claro, uma incrível seleção de queijos. Mas ao escolher os itens que vão acompanhar, tenha em mente que o sabor deve ser sutil e não pode mascarar o ingrediente principal, o queijo!

Combinando os sabores:

♥  Frios podem fazer a diferença entre um lanche e uma refeição. Sirva fatias finas de presunto cru, presunto serrano, salames entre outros.

♥ Frutas secas como figos e tâmaras  são um acompanhamento doce ( mas não tão doce),  e combinam muito bem com quase todos os  queijos. Acompanhamentos doces são ótimos para equilibrar o sabor salgado ou picante dos queijos . Experimente queijo azul com cerejas ou figos secos. Delicia!!

♥ Geléias equilibram os sabores do mesmo modo que as frutas secas, mas tem uma doçura mais direta e uma textura mais macia. Combinar a geléia com o queijo de cabra em um biscoito crocante é divino!

♥ Nozes , amêndoas, avelãs tostadas, pecans, castanha de caju e castanha do pará também são bons acompanhamentos. Ajudam a trazer sutilezas do sabor e o aroma do queijo. Quando você está degustando um queijo cremoso é bom ter algo crocante para trazer variedade ao paladar.

♥ Azeitonas complementam o sabor do queijo de ovelha e de cabra. (Dica: Oferecer as azeitonas sem caroço é sempre melhor).

♥ Mel regado sobre uma fatia de queijo azul, fica muito saboroso. Combinado ao Grana Padano, vira até sobremesa. Com queijos suaves e leitosos como a Ricotta fica exelente!

♥ Frutas Frescas tornam a mesa mais colorida, mais abundante, e mais saudável. Uma ótima opção é a uva ou a cereja. Maça com cheddar é outra combinação clássica. Frutas citricas como a laranja não funcionam  bem, então evite!

♥ Pão e biscoitos obviamente serão servidos, mas qual escolher? É preciso equilibrar a força do queijo com o pão ou biscoito. Para experimentar algo novo tente servir queijo com pão que contém azeitonas, frutas ou nozes. Não se sinta na obrigação de comer o pão acompanhado de um  pedaço de queijo – você pode querer apreciar o sabor dele por si só!

Vinhos

É necessário conhecer as regras básicas para combinar os queijos com os vinhos de maneira a evitar que o laticínio mate o sabor da bebida ou vice-versa.

♥  Normalmente calculamos 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas.

♥  Queijos duros e fortes (parmesão, por exemplo) combinam com vinho tinto encorpado e escuro.

♥ Queijos de massa azul (gorgonzola, roquefort, por exemplo) pedem vinhos doces e tintos encorpados

♥  Queijos suaves (emmental, gruyere, por exemplo) acompanham bem os tintos suaves.

♥ Queijos de massa mole (frescos de cabra, ricota, por exemplo) combinam com vinhos brancos leves e aromáticos.

♥  Queijos frescos com lactose elevada, pouco salgados e pouco ácidos (mozzarela, camembert, brie, por exemplo) acompanham bem vinhos brancos.

Esse tipo de cardápio é tão bacana para receber amigos que em um próximo post vamos falar da montagem da mesa!!

Anúncios

Uma opinião sobre “Queijos e Vinhos – Combinando Sabores

  1. Pingback: A mesa para Queijos e vinhos |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: