A mesa para Queijos e vinhos

 

Na semana passada falamos sobre como combinar os sabores em uma mesa de queijos e vinhos. Mesmo sendo um cardápio perfeito para encontros mais informais, isso não é desculpa para não caprichar no visual!! Então vamos dar dicas para você fazer uma mesa tão “gostosa” quanto bela! Afinal dizem que primeiro comemos com os olhos…rsrsrs

Mesa para queijos

♥ O primeiro passo é escolher as categorias de queijo de sua preferência. Não é necessário ter queijos de todas as categorias, mas é interessante incluir queijos de diferentes paises, texturas e sabores, dos suaves aos mais fortes, inclua pelo menos um de leite de cabra ou de ovelha. É importante também ter uma variedade de cores e formatos usufruindo ao máximo da personalidade, cor, aroma e sabor de cada um.

♥ Por pessoa, aconselhamos servir250/300g.  Para servir entre 6 e 8 pessoas, cinco a seis tipos de queijo  irão fornecer variedade suficiente para uma tábua de queijos; adicione mais opções se for  uma festa maior.

♥ Para maximizar o sabor tire os queijos da geladeira 45 minutos antes, deixando-os enrolado até a hora de servir. Eles devem ser servidos à temperatura ambiente.

♥ Os queijos devem ser servidos sem embalagem, mas tirem-os da embalagem pouco tempo antes de servir, para evitar que eles ressequem.

♥ Não corte o queijo muito antes de servi-lo, para evitar que altere seu aroma e sabor.

♥ Não retire a casca do queijo, deixando que isso seja feito no momento do consumo. No caso de alguns queijos, como o Brie e o Camembert, a casca pode ser consumida.

♥ Na hora de servir, vale investir na decoração. Colocar tags com os nomes de cada queijo e o pais de origem dá um charme especial.

♥ Cada queijo deve ter a sua própria faca para servir. Pouco antes de seus convidados chegarem, corte algumas fatias para que a pessoa fique mais a vontade para comer.

♥ A arte de cortar um queijo assume um papel crucial na sua apresentação, além de alterar o seu sabor.

– Queijos cilíndricos como Gruyère, Brie, Provolone e Gouda, devem ser partidos em cunhas (triângulos), partindo do centro. Se necessário, a seguir pode-se fatiar cada cunha em quatro partes.

– Queijos pequenos, de formato cilíndrico, como o Minas Light e o Camembert devem ser partidos em até oito fatias triangulares.

– Os queijos com menos de 100g devem ser partidos em metades.

– Queijos em forma de pirâmide:A partir do ponto mais alto, corta-se um triângulo.

♥ Use facas diferentes, pois cada tipo de queijo tem um tipo de faca.

Mesa para queijos 2

– Queijo de Cabra e queijos azuis (Roquefort, Gorgonzola, Stilton) desmoronam se você usar uma faca regular, use facas com fios.

– Queijos mais macios funcionam melhor com uma faca de manteiga.

– Queijos mais duros, como o parmesão, são bons com uma faca em f orma de triângulo.

 

Sugestão:

Caso peça que os seus convidados tragam um queijo para compor a mesa, vamos sugerir uma brincadeira para tornar o pedido mais descontraído e engraçado.

Dê à seus convidados adjetivos de queijo (por exemplo: fedorento, terra) e que cada pessoa deverá trazer um queijo que represente este adjetivo.

Além de texturas diferentes, escolha queijos de diferentes países ou feitos a partir de diferentes tipos de leite. Temos certeza que vai dar o que falar!!!

 …

Anúncios

2 opiniões sobre “A mesa para Queijos e vinhos

  1. Pingback: Travessa para Queijos |

  2. Pingback: Lascas de Melão com Parma |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: