Jantar formal? Lugares definidos

Mesa com cartão de lugar

Em jantares mais formais, normalmente, o anfitrião define onde cada convidado deve sentar. Se o jantar for pequeno, em casa, ele pode informar ao convidado onde ele deve se sentar na hora que estiverem chegando à mesa, mas se a recepção for maior, com mais de uma mesa, ela exige o mínimo de organização.

Existem duas formas de definir os assentos:

com cartões de lugar, que são colocados na mesa, individualmente, indicando o lugar que você deseja que o convidado se sente.

com cartões de mesa, que só indicam a mesa que o convidado deve se direcionar, permitindo que ele escolha o seu lugar. Nesta opção a indicação das mesas deve estar posicionado na entrada do salão ou na área de recepção em forma de lista ou gráfico.

♥ Caso o evento seja muito grande , nós sugerimos que você utilize o cartão de mesa, além do cartão de lugar, evitando que seus convidados tenham que ir de mesa em mesa procurando onde devem sentar.

cartão de lugar mesa2

Escolher onde cada convidado vai sentar não é uma tarefa fácil, ela requer uma abordagem diplomática. É sempre bom garantir que seus convidados estejam sentados com pessoas cuja companhia eles gostem. Colocar pessoas com interesses comuns e afinidades perto umas das outras ajuda a criar harmonia e estimular conversas durante o jantar.

Evite colocar pessoas que não se dão bem, por exemplo, ex maridos ou namorados, perto um do outro, mesmo que em mesas separadas.  Uma dica legal é sempre lembrar de acomodar os convidados com necessidades especiais da melhor forma possível, o ideal é que eles estejam  por exemplo, perto de um toilet, do corredor ou de uma saída.

Este tipo de organização é boa pois evita o alvoroço de convidados que  se apressam para encontrar “bons lugares”. Além de garantir que todos tenham lugar para sentar, não importando a hora que eles cheguem. Evita que casais que se atrasarem, por exemplo, tenham que sentar em mesas separadas.

Para ter uma organização de assento impecável é preciso levar em consideração as regras de etiqueta. Os lugares sentados devem ser organizados da seguinte forma:

♥ Casais podem se sentar na mesma mesa, mas não devem sentar um ao lado do outro. É uma convenção que demonstra boa vontade para conhecer outras pessoas;

♥ Intercale sempre que possível um homem e uma mulher;  evitando que um homem sentado ao lado de outro, ou uma mulher ao lado de outra, e também que um homem seja colocado na frente de uma mulher. Essa regra só é quebrada quando o numero de homens e mulheres não for o mesmo .

♥ O anfitrião e a anfitriã devem se sentar em lados opostos da mesa. É interessante que os donos da casa sentem-se  à cabeceira da mesa (etiqueta inglês)  ou no centro da mesa (etiqueta francês), um em frente ao outro, para distribuir melhor a conversa;

♥ À direita de quem convida vai o convidado ou convidada de honra – sempre seguindo o conceito de intercalar homens e mulheres;

♥ Quando não há convidado de honra, senta-se à direita do anfitrião a senhora mais idosa presente, e no caso de ser anfitriã, o senhor mais velho.

Agora é só aproveitar o jantar… temos certeza que todos irão se divertir muito!

Anúncios

7 opiniões sobre “Jantar formal? Lugares definidos

  1. Pingback: Cartão de Lugar |

  2. Pingback: Rolha + Criatividade = Cartão de lugar |

  3. Pingback: Serviço à Francesa |

  4. Pingback: Detalhes para um Halloween elegante |

  5. Pingback: DIY- Marcador de Lugar com Alecrim |

  6. Pingback: Um charme a mais no seu Natal… |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: