Amuse – Bouche: Um Mimo do Chef

Amuse Bouche

Em viagens sempre vivenciamos experiências fora do nosso cotidiano, vemos e aprendemos coisas novas. Viajando pela Europa, percebemos que o amuse-bouche está sendo cada vez mais servido. Antes, este só era visto em restaurantes mais sofisticados, dignos de pelo menos uma estrela no guia Michelin.

Não se assuste com o termo se ele parecer desconhecido, o amuse-bouche nada mais é do que um mimo oferecido pelo Chef aos clientes. Ele é servido para preparar o paladar do cliente para a refeição que está por vir, além de demonstrar o vislumbre  do Chef à arte da cozinha.

O  termo amuse-bouche é de origem francesa, e pode ser traduzido literalmente para “divertir a boca”. A intenção deste mimo, oferecido gratuitamente, é atiçar o nosso paladar antes do inicio da refeição.  Este tem um sabor intenso e é servido como um aperitivo, pois vem em uma pequena porção, tendo o tamanho de no máximo uma ou duas pequenas mordidas. Ele também é freqüentemente utilizado pelos Chef’s para demonstrar as suas habilidades e criatividade, pode se dizer que são obras-de-arte servidas das formas mais delicadas e inusitadas, feitas para agradar não só ao nosso paladar como também o nosso olhar.

O amuse-bouche é o mesmo para todos os clientes, ele não estará descrito no menu pois é a escolha do Chef feita especialmente para aquele dia.  É de responsabilidade do garçom explicar a iguaria ao serví-la. O amuse-bouche geralmente é servido logo após o pedido ser feito, mas como também é usado como purificador, preparando o seu paladar para o prato seguinte, ele pode ser servido entre pratos principais.

O amuse-bouche está ganhando popularidade, e anfitriões tem se imbuído do espírito de “Chef”  para se aventurar a fazer estas pequenas iguarias em casa. Que tal surpreender o seu convidado com esta delicadeza?!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: