Como Organizar o Brunch Perfeito

Os eventos que acontecem pela manhã podem ser comemorados com um delicioso brunch, pois ele confere um caráter descontraído e proporciona um delicioso encontro entre amigos e familiares.

O brunch é uma invenção americana que mistura o breakfast (café da manhã) com o lunch (almoço) e funciona com todas as vantagens destas duas refeições. Sem dúvida o dia mais popular para servir o brunch é domingo, e ele geralmente começa entre o café manhã e almoço (das 10:00 às 14:00), perfeito para as pessoas que gostam de dormir até mais tarde no fim de semana. Nós sugerimos que você marque o evento por volta das 11:00, assim você não terá que começar a organizar tudo muito cedo, podendo fazer com calma, e nem irá terminar muito tarde (por volta das 17:00), deixando seus convidados a vontade para fazer outra programação à noite.

Brunch - Geral

O serviço à americana é perfeito para esta ocasião, pois utiliza-se de buffet, mas diferente do almoço você pode deixar a mesa colocada, com todos os alimentos, e quem for chegando pode se servir a medida que der vontade ou fome. A grande vantagem do brunch é que você pode preparar tudo com antecedência, e não precisa ficar naquela correria entre cozinha e sala, aproveitando muito mais a conversa e a companhia do seus convidados. Apesar disso sugerimos que, se possível, você contrate um ajudante para manter as bandejas com os alimentos bem arrumados e fazer a reposição sempre que necessário, além de regularmente retirar pratos e copos usados. Assim você poderá relaxar e dar a atenção que seus convidados merecem.

Por ser uma junção entre duas refeições principais, o brunch não pode ter apensas os pratos de um café da manhã comum, é necessário incluir alguns pratos quentes e com mais sustância. O ideal é que você ofereça uma variedade de alimentos, pois assim além de agradar a todos, certamente terá uma mesa mais bonita. Então de prioridade a porções pequenas e variadas, como num menu degustação, dando a oportunidade do seu convidado experimentar um pouco de tudo. Não existe uma regra para criar o cardápio perfeito, mas nós vamos dar algumas sugestões do que servir. Use a criatividade e bom apetite!

Bebidas – Tenha algumas opções de sucos, iogurtes, refrigerantes e água. Não se esqueça das bebidas quentes! Não deixe faltar Café, leite, achocolatado e chá, pois as opções de preparo são infinitas, desde um bom chocolate quente até um café latte, também deixe os saquinhos de chá separados assim seu convidado vai se sentir à vontade para prepará-lo como quiser!

Brunch - bebidas

Não é necessário servir bebidas alcoólicas, afinal não é aconselhável começar o dia com uma caipirinha ou uma cerveja, mas como o evento se prolonga até mais tarde você pode querer servir um espumante ou vinho. Os drinks a base de champagne, ex. mimosa (suco de laranja + champanhe, servido em taça de champanhe), são os mais indicados.

Pães, biscoitos, frios e geléias – Sirva pães e torradas em todas as suas variações, como croissant, pão integral, pão francês e/ou outros de sua escolha. Par acompanhar tenhas algumas opções de queijos, variando seus tipos, branco, amarelo e cremoso.
Quanto aos frios sirva fatiado peito de peru, presunto cru, presunto serrano, salames entre outros. Não esqueça de finalizar com variados sabores de geléia e mel.

Brunch - paes

Cereais e iogurtes.

Brunch - cereais

Frutas – frutas precisam ser sempre proporcionadas e podem ser servidas tanto naturais quanto secas. As frutas da estação também não podem ficar de fora! Abuse dos morangos, bananas e maçãs.

Brunch - frutas

Salgados – As quiche e/ou tortas devem ser a peça central, são elas que vão diferencias o seu brunch de um simples café da manhã. Omeletes variadas também são opções fáceis e deliciosas para incrementar a sua mesa, você ainda pode adicionar outros itens quentes de sua preferência, como bacon, salsichas, crepes, panquecas e waffles.

Brunch - Salgados

Saladas.

Brunch - salada

Sobremesa – Os doces podem ser variados entre cremosos, em calda e de cortar (como tortas e bolos).

Brunch - Sobremesa

Para fazer um bom Brunch, é necessário que os produtos sejam extremamente frescos. Uma boa dica para mantê-los na temperatura ideal é usar bowls com gelo, se houver pratos quentes eles precisam estar permanentemente aquecidos com ajuda de réchauds.

Anúncios

2 opiniões sobre “Como Organizar o Brunch Perfeito

  1. Pingback: Quiche de queijo com cebola |

  2. Pingback: Formatura | Brunch | LeMme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: