Mande brasa na churrasqueira

942243_10151727735676289_175298742_n

No Brasil uma das formas mais típicas de se reunir amigos e familiares é preparando um bom churrasco. Afinal de contas quem resiste a uma carne suculenta, cerveja gelada, família, amigos e um bate-papo animado? Aqui no blog já mostramos como agregar glamour ao churrasco sem perder o clima de descontração, hoje vamos falar sobre como organizar um churrasco, seja ele simples ou elaborado não importando o número de pessoas.

A primeira coisa que devemos fazer é confirmar o número de convidados presentes no evento, pois só assim saberemos a quantidade de comida e bebida necessária. Vamos dar algumas dicas para facilitar as suas compras:

♥ Na hora de calcular a comida você deve considerar uma média de 500g por adulto, sendo 300g de carne e o restante (200g) de complemento – lingüiça, asinhas de frango, corações, pão de alho e queijo coalho. (Para crianças de até 14 anos considere a metade).

♥ Os tipos de carnes mais usados no churrasco são: picanha, contra filé, maminha e fraldinha. Algumas pessoas gostam de usar alcatra, coxão mole, bisteca de porco e de boi, filé mignon e costelas.

♥ Para as bebidas, você pode calcular ml/pessoa:

– Refrigerante: 500ml/pessoa

– Água Mineral: 200ml/pessoa (com ou sem gás)

– Cerveja: 2l/pessoa

* caso haja outras opções de bebidas alcoólicas, por exemplo caipirinha, você pode reduzir a quantidade de cerveja.

♥ Não esqueça do carvão e do gelo!

Após as compras é hora de começar a arrumar a casa. O clima do churrasco deve ser relaxado, descontraído e despreocupado. Isso deve estar presente desde o layout geral do evento, passando pela decoração e o cardápio. O ideal é termos 4 áreas: o buffet, uma área de estar sentada, uma área de bebidas e espaço de pátio aberto.

Nós recomendamos ter uma mesa para acomodar os convidados sentados e uma mesa Buffet para os convidados se servirem, mas caso você tenha um numero grande de convidados e não tenha espaço para acomodar todos sentados,  você pode optar pelo serviço à americana.

MESA PARA CHURRASCO

Em ambas as situações é aconselhável colocar pratos, bowls, talheres e guardanapos extras na mesa de apoio, facilitando a troca de prato, caso necessário, além de evitar constrangimento caso apareça algum convidado de última hora. Devido ao caráter descontraído do evento, isso não é incomum.

Além dos utensílios e acessórios, você deve colocar as carnes e acompanhamentos (saladas, maionese, palmito, arroz, farofa, molho à campanha) na mesa de apoio.

MESA DE APOIO

Reserve um canto para as bebidas e reponha-as conforme forem acabando. De preferência deixe-as em um balde com gelo para ficar na temperatura ideal, pois a cerveja precisa estar muuuuito gelada! Dê atenção aos detalhes para deixar a festa mais bonita e graciosa, sem abrir mão da informalidade. Por exemplo, não deixe a água ou refrigerante na embalagem, coloque-as em garrafas bacanas.

BEBIDAS

Deixe as sobremesas preparadas na cozinha, pronta para ser servida no final do churrasco. Algumas opções gostosas são: salada de frutas, sorvetes, doces caseiros, mousses à base de frutas ou até abacaxi e banana grelhados na churrasqueira, servidos com açúcar e canela

Não se esqueça de deixar o cantinho do churrasqueiro arrumado, com tudo que ele vai precisar (recipientes para colocar a carne pronta, recipientes para salgar a carne, facas afiadas, espetos largos, finos e duplos, garfo comprido para pegar a carne, tábuas para cortar a carne, papel toalha, sal grosso e os alimentos) evitando transitar com esses itens no meio do evento.

Dicas:

♥ Se quiser economizar sirva mais carboidrato.
Incremente o seu menu com pães, macarrão e arroz, pois comendo mais massa, as pessoas consomem menos carne.

♥ Comece pela lingüiça, pão de alho e queijo coalho, que assa mais rápido, assim os convidados podem ir se distraindo enquanto as outras carnes ficam prontas.

♥ Verifique se no meio de seus convidados existe algum vegetariano ou diabético e prepare um cardápio opcional para atender estas pessoas. Assar cebolas, batatas, brócolis e berinjela na brasa é uma ótima opção, tempere-os com azeite, sal e pimenta, fica espetacular.

Por fim coloque uma boa musica e curta o churrasco!

Anúncios

Uma opinião sobre “Mande brasa na churrasqueira

  1. Pingback: Quiche de queijo com cebola |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: