Fondue


mesa de fondue

Friozinho, amigos, vinhos e uma boa conversa… Se você gostou de como isso soa, o que você  precisa é degustar um fondue, afinal de contas estes são os ingredientes perfeitos para curtir uma noite de inverno em casa.

Este tipo de jantar é uma forma relaxante de descontrair e desfrutar da companhia de amigos, pois receber amigos com Fondue é tão fácil que pode ser feito em qualquer noite, inclusive durante a semana. Além de fácil de fazer ele é muito versátil, pois atende tanto um jantar romântico para dois como um jantar para um grupo de amigos.

Hoje nós vamos dar algumas idéias para organizar um jantar com Fondue, pois nós achamos que este prato é super divertido e tem o poder de aproximar as pessoas, já que ele gera uma interação mais intensa pois todos compartilham do mesmo prato. Apesar dele juntar as pessoas não podemos exagerar na dose, todos precisam estar sentados confortavelmente. Sendo assim, nós recomendamos que para cada panela de fondue tenham de 04 a 06 convidados. Caso precise usar mais de uma panela, você pode optar por oferecer sabores diferentes de fondue, queijo e carne são ótimas opções. A única exceção a esta regra é a sobremesa, uma panela de fondue de chocolate pode atender mais pessoas.

♥ Arrume a mesa com os itens que irão acompanhar o foundue, de forma que o acesso fique fácil para todos os convidados que estão sentados. Pães, molhos, acompanhamentos, réchaud e acessórios ocupam espaço, portanto não exagere na decoração para que a mesa não fique muito “cheia”.

♥ Cada tipo de fondue requer um equipamento apropriado. Os réchauds com panelas de vidro ou de cerâmica são recomendados para o preparo das receitas de queijo ou chocolate, já os modelos de inox são perfeitos para o fondue de carne.

♥ O aparelho de fondue deve ser colocado no centro da mesa.

♥ Ao arrumar a mesa devemos colocar pratos e talheres de sobremesa além dos garfinhos de fondue.

♥ Corte todos os alimentos a serem mergulhados em pedaços com o  tamanho de uma mordida. Desta forma o alimento será revestido com o molho em apenas um mergulho. No caso da carne esse tamanho de corte facilita e agiliza o momento.

♥ O ideal é que os alimentos sejam colocados em recipientes individuais para que os convidados fiquem a vontade para se servir de acordo com a preferência de cada um.

♥ É sempre bom servir um acompanhamento. Que tal batata rostie? Vai muito bem com o fondue de carne ou queijo.

♥ Vinho tinto, branco e champanhe são as melhores bebidas para acompanhar o fondue.

Dicas:  Deve-se usar apenas os garfos de fondue para mergulhar o pedaço de carne, pão, fruta ou bolo na panela de fondue. Aguarde com o garfo sobre a panela até que pare de pingar. A comida deve ser removida do garfo de fondue em um prato e comido com talher de sobremesa. Por favorrrr..Não leve o garfo de fondue direto a boca, pois ele irá voltar a panela!

Fonde carne queijo e chocolate

Fondue de Queijo

Quando as pessoas pensam em fondue, o tradicional fondue de queijo suíço vem logo à mente. Mas que tal usar a criatividade na hora de servi-lo? Além do delicioso pãozinho crocante, você pode inovar  oferecendo cubos de Frango cozido; Presunto cozido; salsicha; Batata; aspargos; brócolis; couve-flor; capeleti ou ravióli. O fondue de queijo é um dos favoritos e vale cada caloria consumida, rsrs!

Fondue de Carne

Também conhecido como Fondue Bourguignonne, onde cozinhamos pequenos pedaços de carne tenra em óleo quente. Ele é geralmente acompanhado por uma variedade de molhos para mergulhar.

Escolha um tipo de carne, como filé mignon (recomendado) ou lombo, e  retire toda a gordura e tendões. Sirva aproximadamente 200g carne por pessoa.

Neste tipo de fondue é ideal ter dois garfos de fondue por pessoa, sendo eles com código de cores, para evitar confusões quando os garfos estiverem na  panelinha.

Fondue de Chocolate

Será que tem algo melhor do que morangos frescos mergulhado em uma piscina de chocolate rico e cremoso? Claro que não.

Você também pode experimentá-lo com estas opções: bananas; pêssegos; abacaxi; manga; maçãs; cerejas; bolo; cheesecake; cookies; marshmallows; muffins.

As frutas devem ser lavadas, cortadas e cobertas com papel filme e mantidas na geladeira até o momento de servir. A fruta gelada adere melhor ao chocolate

As frutas como maçã, pêra e banana, ao serem cortadas, devem passar pelo suco de limão e depois serem cobertas com papel filme plástico para não escurecerem.

Dicas:

♥ Se for servir legumes o ideal é dar-lhes uma rápida escalde em água fervente seguida de um choque de um banho de água gelada para parar o processo de cozimento. O ideal é torná-los mais fáceis de mastigar sem torná-los muito mole para ficar em espetos.

♥ Se quiser acrescentar mais sabor ao seu fondue de chocolate tente adicionar um licor com sabor, por exemplo, algumas colheres de sopa de Grand Marnier darão um toque de laranja maravilhoso.

Anúncios

Uma opinião sobre “Fondue

  1. Pingback: Fondue de Carne |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: