Jantar com clima oriental

jantar-japones

A culinária japonesa presenteou a gastronomia com iguarias deliciosa que mesclam sabor, tradição e arte. A popularidade da comida japonesa está aumentando cada vez mais, e hoje é quase unanimidade entre os brasileiros.

Ir a um restaurante japonês é sempre um bom programa… Então que tal inovar e surpreender os seus convidados com um jantar japonês em casa? Você não precisa ser mestre na arte de preparar sushis, sashimis, missô ou qualquer outro prato típico, basta encomendar a comida no restaurante e receber seus amigos no melhor estilo oriental.

O segredo para organizar um jantar extraordinário está nos detalhes. Ao arrumar a mesa seja fiel ao estilo oriental e adote uma linguagem minimalista, evite usar toalhas, de preferência aos jogos americanos ou coloque a louça direto sobre a mesa. Tradicionalmente é utilizado utensílios de cerâmica ou de melamina (acabamento semelhante à laca), na dúvida uma boa opção é investir e comprar um charmoso kit de sushi. Fuja do convencional e substitua os pratos redondos por pratos quadrados. O modelo e cor a ser utilizado na sua decoração deve ser escolhido de acordo com a mesa onde o jantar será servido, se a mesa tiver o tampo claro ou de vidro, escolha um serviço de cerâmica de tons fechados, se ela for escura invista em pratos de cor clara. Quanto ao jogo americano opte por um clima “in natura”, use e abuse de bambu, palha e rattan.

Jantar Japones 01

A escolha do hashi, ou o-hashi, como se diz em japonês, também irá ajudar a configurar o clima desejado. Há incontáveis variações de material, design, tamanho e ornamentos, escolha um que fique bem com a sua decoração. O importante é que ele deve ser colocado paralelo a mesa com suas pontas apontadas para a esquerda, apoiados sobre o hashioki (suporte de hashi que tem modelos quase tão variados quanto o próprio hashi) entre você e o prato. O uso do hashi não é nenhum tipo de capricho, ele tem a função de manter o sabor original da comida, fazendo com que o alimento toque direto a língua, sem interferência.

Jantar Japones 03

Ao invés de acomodar as pessoas na mesa de jantar, use a mesa de centro da sala de estar, coloque almofadas (zabutons) a volta e convide seus convidados para sentar no chão. Velas e flores também ajudam a criar uma atmosfera. Nossa sugestão é decorar o ambiente com vasos de modelos diferentes e enfeitá-los com orquídeas, folhagens e/ou bambu.

Jantar Japones 02

Além do aparelho de jantar e decoração não podemos deixar faltar wasabi, shoyu normal e light, molho teriaki e gergelim. Lembre-se de comprar enfeites comestíveis, usar nabo ralado, alface, pepino para enfeitar as travessas que irão à mesa com a comida japonesa também é uma ótima idéia.

Ao sentar na mesa ofereça aos seus convidados uma toalha quente, ela é usada para limpar as mãos antes de comer (e não depois). Fica charmoso colocar elas enroladinhas, sobre uma bandeja no centro da mesa.

Pra finalizar sirva bebidas a base de arroz como saque ou cerveja japonesa, para quem não quer bebida alcoólica servir chá verde (quente ou frio) é uma ótima opção.  O saquê deve ser servido levemente gelado, a temperatura ideal é 14ºC, nos tradicionais copos japoneses (aqueles quadradinhos)! Caso queira servir outras opções de bebidas vinhos brancos, espumantes e os rosés são os mais indicados para acompanhar esse tipo de comida.

Dicas:

Faça:

♥ Pegue o sushi com o hashi ou com os dedos. As duas maneiras estão corretas.

♥ Mergulhe levemente o lado do peixe – não o do arroz – em uma pequena quantidade de molho shoyu. O correto é usar pouco shoyo, o suficiente para apenas tocar de leve o sushi, não deixar ele imerso.

♥ Coloque o sushi inteiro na boca, segurando-o de maneira que o peixe encoste primeiro na sua língua.

♥ Use a outra ponta do hashi para pegar um sushi de um prato compartilhado com outras pessoas.

♥ Quando não estiver usando o hashi, deixe-o apoiado no hashi-oki (descanso para hashis). Um jeito de dizer que você terminou de comer é colocando o hashi sobre o pratinho de shoyu (não deixe apenas as pontas encostadas no pratinho e nunca deixe seu hashi jogado sobre a mesa).

Não faça:

♥ Não esfregue um hashi no outro para remover lascas da madeira (uma boa casa de sushi nunca oferece hashis de má qualidade).

♥ Não morda o sushi no meio e coloque a metade que sobrou de volta no prato.

♥ Não coloque um pedaço de gengibre sobre o sushi antes de comê-lo. (coma o gengibre entre uma peça e outra de sushi, como um limpador de paladar).

♥ Não mergulhe o arroz no molho shoyu.

♥ Não misture wasabi com o molho shoyu. Se quiser wasabi, ele deve ser colocado diretamente no sushi.

Anúncios

5 opiniões sobre “Jantar com clima oriental

  1. Pingback: Para um jantar light | decorzen

  2. Pingback: Festa Pronta com um telefonema! |

  3. Pingback: Biscoito da Sorte |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: