Chá das cinco

Quando escutamos a palavra chá, logo vem na nossa cabeça o requintado chá das cinco dos ingleses. Mas também lembramos dos lanchinhos da tarde, típicos e deliciosos na casa das tias e avós . Então porque não cultivar esse tipo de encontro tão charmoso e aconchegante?

 

Num final de semana gostoso, ou no final da tarde de um dia que vamos sair mais cedo do trabalho, programar um encontro à tardinha com pessoas queridas pode ser o que falta pra você sair da rotina e dar mais charme no seu dia.  Afinal, quem resiste à uma boa conversa acompanhada por bolos fofos e deliciosos e aos chás divinamente aromáticos…

cha das cinco_01

Com delicadeza, capriche nas louças e dê um toque informal compondo as louças tradicionais com copos despojados e jarras divertidas. Arrume a mesa com flores e encha os olhos da sua companhia com cupcakes e sanduichinhos saborosos. O mais tradicional sanduíche do chá das cinco dos Ingleses é o de Pepino, que a gente vai passar a receita, mas as charmosas Madeleines com seu sabor delicado também não podem faltar. As águas aromatizadas também são bem vindas. Diferentes sabores de geléia enchem de sabor os deliciosos pãezinhos. Biscoitos amanteigados ou recheados complementam esta tarde.

 cha das cinco 03

Ouse na mistura  de  cores e texturas. Xícaras estampadas, toalhas de rendinha, flores coloridas, guardanapos de tecido e talheres requintados somam para uma atmosfera mais charmosa.

cha das cinco 2

Separe a sua melhor bandeja, e se o chá não for servido pronto, coloque a água quente em bules charmosos para o seu convidado fazer o próprio chá. Assim você poderá oferecer diversos sabores. Indicamos também deixar um bule com leite, caso o seu convidado seja tradicional e goste do chá tipicamente Inglês.

 

Curiosidades

– A tradição do chá “ingles” – que vem da Índia ou Sri Lanka – é datada do ano de 1800 e creditada a sétima duquesa de Bedford, Anna. A história conta que a nobre sentia fome entre o café da manha e o jantar e, por esse motivo, criou o hábito de tomar chá durante todas as tardes.

 

– Outra curiosidade, é que diferente dos brasileiros, os ingleses apreciam acrescentar limão e uma gota de leite frio no chá. Já experimentou? Fica uma delicia…

 

Como fazer o Sanduiche de Pepino?

 

Ingredientes:

Pepino, Vinagre, sal, manteiga e pão de miga

Preparo:

Corte os pepinos em fatias bem fininhas. Coloque as fatias sobre uma peneira e tempere com o vinagre e sal e deixe curtindo por uns 40 min. Chacoalhe a peneira para escoar o excesso de água e disponha as rodelas de pepino no papel toalha para secar.

Passe a manteiga no pão de miga, disponha as rodelas de pepino e coloque a outra fatia de pão. Pressione o sanduíche que corte em triângulo.

 

Pronto! Agora é só convidar as amigas para um bate papo delicoso a tardinha…tem coisa melhor?

 

Anúncios

Uma opinião sobre “Chá das cinco

  1. Pingback: Bolo de Canela..nhami! |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: